sábado, 2 de fevereiro de 2013

apostila de gaita

gaita aqui voce aprende e se diverte




A gaita atrai muitos músicos devido ao seu pequeno tamanho - é fácil carregá-la em qualquer lugar, inclusive em viagens, sem ocupar muito espaço na bagagem. Afinal, carregar violão, baixo, sax sempre causa um certo transtorno, não é mesmo? Por outro lado, o seu pequeno tamanho também gera preconceitos, com algumas pessoas definindo a gaita como apenas um brinquedo. O fato é que a gaita é um instrumento musical completo, que já conquistou seu espaço no mundo musical.

Existem dois tipos básicos de gaita - gaita diatônica e gaita cromática. De forma geral, a gaita diatônica, que é a mais comum, toca apenas as notas de uma certa escala (Dó, Sol, etc.). A gaita cromática possui um botão lateral que permite tocar todas as notas musicais, sendo por isso mais versátil. No entanto, técnicas avançadas podem ser usadas na diatônica para tocar todas as notas também. Neste tutorial iremos falar apenas da gaita diatônica, que é a mais popular.

Você já sabe que no violão o som é produzido batendo nas cordas. No piano, a gente toca pressionando as suas teclas, não é? Na gaita, a gente toca fazendo o ar passar pelo instrumento, de forma parecida com a flauta e o sax. No entanto, a gaita possui uma peculiaridade: a gente pode tocar tanto soprando, que é o normal, como também aspirando (puxando o ar para dentro da nossa boca). Pegue sua gaita e experimente: coloque sua boca no instrumento e sopre; agora, sem mudar a posição da boca, aspire - o som é diferente, não é mesmo?

Posição da boca na gaita - Embocadura

Cada orifício na flauta corresponde a duas notas - uma quando ele é soprado e outra quando ele é aspirado. É importante, então, garantir que o ar passe por apenas um orifício de cada vez. Existem duas formas básicas de conseguir isso: com os lábios ou com a língua. Você deve colocar os lábios de uma forma  que a passagem de ar fique limitada ao tamanho de um orifício da gaita, no entanto sem fazer biquinho! Isso é facilitado se você inclinar a gaita de forma que o fundo dela fique mais para cima. É, não é simples não, mas se continuar tentando você consegue! A outra opção é usar a língua para diminuir a abertura da boca, o que pode ser feito de duas formas: com a língua normal ou com a língua em U. No entanto, poucas pessoas conseguem dobrar a língua em U.

Você pode experimentar a embocadura com o lábio ou a embocadura com a língua e ver qual a que lhe parece melhor. Os iniciantes normalmente preferem utilizar o lábio, mas é preciso lembrar que não é para fazer biquinho. Os lábios devem encostar tanto na parte superior quanto na parte inferior da gaita. Vá exercitando, soprando e aspirando apenas um orifício por vez, para se acostumar. É bom manter os lábios e a língua sempre úmidos, para facilitar a transição entre as notas.

Primeira música na gaita

Já está se acostumando a soprar/aspirar apenas um orifício por vez? Que tal praticar uma primeira música então? Vamos começar com um trecho da Nona Sinfonia de Beethoven (Ode à Alegria), que é bastante conhecida e fácil de tocar:

Trecho da 9ª Sinfonia: 5 5 -5 6 6 -5 5 -4 4 4 -4 5 5 -4 -4

Nenhum comentário:

Postar um comentário